A pele ao redor dos olhos tende a perder elasticidade e firmeza ao envelhecermos. Em função desse processo, bolsas de gordura e rugas tornam-se aparentes. Além disso, essas mudanças podem afetar a visão em casos mais severos.
A blefaroplastia, também conhecida como o cirurgia das pálpebras, é um procedimento cirúrgico que tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos devido aos seus resultados notáveis na revitalização da área dos olhos.
A cirurgia é indicada para pessoas que desejam: reduzir a flacidez da pele, eliminar bolsas de gordura sob os olhos, corrigir rugas e linhas finas ao redor dos olhos e alcançar uma aparência mais jovem e rejuvenescida.
A técnica de “levantar” as pálpebras ajuda a rejuvenescer toda a região dos olhos. Muitas pessoas se sentem incomodadas quando as pálpebras superiores acabam se sobrepondo ao globo ocular. Nessas situações há chances de infecções, e o paciente pode ter dificuldade para enxergar normalmente.
A acentuação da presença das bolsas de gordura nas posições inferiores ocorre porque à medida que envelhecemos, a gordura que normalmente fica atrás dos olhos pode se deslocar para as posições inferiores, ao promover uma aparência inchada ou cansada além do excesso de pele e do aparecimento das rugas.
A cirurgia consiste em uma incisão no sulco da pálpebra superior (dobra da pálpebra) e logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior para uma mínima remoção de pele da pálpebra inferior quando necessário. As bolsas inferiores serão tratadas por um acesso interno, conjuntiva, por onde será realizada a remoção da gordura em excesso.
Essa cirurgia é chamada blefaroplastia transconjuntival. O cirurgião fará incisões cuidadosamente nas pálpebras superiores (ao longo das dobras naturais) ou na linha abaixo das pálpebras inferiores que ajuda a minimizar as cicatrizes visíveis.
Nas regiões superiores, o excesso de pele e, às vezes, os excessos de músculos são removidos parcialmente. Nas pálpebras inferiores, a cirurgia pode remover ou redistribuir a gordura e retirar o excesso de pele, se necessário.
O tempo de internação para a blefaroplastia geralmente não ultrapassa 12 horas. O procedimento é geralmente realizada em uma clínica cirúrgica ou hospitalar e pode ser feita com anestesia local com sedação ou anestesia geral, dependendo da extensão da cirurgia e das especificidades do paciente.
É simples, porém delicada e pouco invasiva, mesmo sendo em uma zona sensível do corpo. A cirurgia dura cerca de uma hora e meia e, muitas vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia.
As cicatrizes na pálpebra superior ficam escondidas no sulco palpebral e da pálpebra inferior ficam logo abaixo dos cílios. Estas áreas normalmente evoluem com bom aspecto da cicatrização, mas o resultado final dependerá de aspectos genéticos próprios de cada paciente e do cuidado pós-operatório.
Caso o paciente tenha necessidade de cirurgia na parte inferior e superior, o médico é quem irá avaliar o procedimento. É possível que as duas sejam realizadas em conjunto, mas isso depende do quadro de cada paciente. Não existe um procedimento padrão para esses casos, já que é necessário avaliar o problema em cada uma das pálpebras. A maioria dos pacientes volta às atividades normais em poucos dias após a cirurgia.
Os resultados da blefaroplastia geralmente se tornam mais evidentes à medida que o inchaço diminui e as incisões cicatrizam completamente. Os pacientes costumam relatar uma aparência mais jovem, um olhar mais expressivo e uma melhoria significativa na autoestima.
É sempre importante ressaltar que, como em qualquer cirurgia, é importante consultar um cirurgião plástico para discutir as opções, expectativas e riscos associados ao procedimento.
O diálogo sincero entre o cirurgião e o paciente é um dos principais momentos no pré-operatório, na tomada de de decisão pela intervenção. É, a partir do diálogo transparente que as expectativas do paciente serão alinhadas.
Quanto mais específico o médico e o paciente forem um com o outro, mais ciente o paciente estará do resultado. Por isso é tão importante a escolha de um profissional que faça o paciente se sentir seguro e esclarecido sobre todas as etapas da cirurgia.